Ensaio Fotográfico "Inspiração" {7 de 7}


Propomos a sete fotógrafas mulheres (amadoras e profissionais) para que fizessem um ensaio com “O Que as Inspira?” Apesar de não acreditarmos em “arte de gênero”, pedimos a um (único) homem fotógrafo que também revelasse o que o inspira como contraponto. A exigência foi simples: fotos sem excessos de tratamento. Qualquer modelo de câmera – até de celulares e a moda dos aplicativos foram aceitos.
Esse é o nosso último ensaio, e viajamos até Belém com Laís Teixeira, focando e clicando a cor local  que fez de sua cidade famosa em todo país.

Para ver o álbum ampliado, basta clicar no ícone no canto inferior à direita; para ver direto no flickr, basta clicar em uma imagem.

~~~
As fotos foram feitas durante o curso de Fotografia Noturna, promovido pela Caiana Filmes, em novembro de 2010. Escolhemos o Ver-o-Peso para realizar nossa saída fotográfica pois além de ser o cartão postal da cidade (e motivo de orgulho da maioria dos paraenses), é um local onde o movimento começa de madrugada - daí conseguimos estudar e praticar a fotografia noturna. Fico, até hoje, lisonjeada por ter abraçado a oportunidade de fotografar esse lugar tão belo, tão cheio de riquezas e histórias.
Nas fotos encaminhadas, é possível constatar os fatos que são mais "a cara do Ver-o-Peso": O movimento intenso durante o despachamento de sacas e cestas cheias de açaí; uma das milhares de vendinhas de farinha de mandioca (alimento presente em 96% das refeições do paraense); o outro lado do porto, onde chegam, além de frutas típicas como a manga e o açaí, peixes para a venda e uma "escultura luminosa" (presente em todos os postes da redondeza do Ver-o-Peso), que faz referência à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses.




Laís Teixeira é acadêmica do 7º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade da Amazônia. Apaixonada por Fotodocumentário e Fotojornalismo. Fotografa desde 2007. Atualmente é estagiária de fotojornalismo no jornal O Liberal.

0 comentários :

Postar um comentário

 

.newsletter

Cadastre-se e receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail:

.arquivos

.facebook

.sobre

Criada com o desejo de debater temas únicos com olhares de várias perspectivas, artísticas – ou não (como diria Caê); a Revista Rapadura nasce para fomentar, no espaço livre e caótico da internet, o diálogo, a reflexão e o prazer através de matérias aglutinadas por sua natureza colaborativa.

Uma revista feita por pessoas de diferentes ideias, idades, idiossincrasias, lugares, opiniões, paladares.
Lembre-se: é doce, mas não é mole não.

.
.