A imemorial História de amor da existência humana com a Beleza



Todos os povos têm no Mito a orientação primordial do seu existir. O povo Grego, contudo, recebeu do Mito, além do princípio da compreensão do seu existir e do seu mundo circunscrito, isto é, da compreensão condutora de sua conduta por respeito ao Todo determinante de sua existência, a solicitação para poetar e, assim, legar à história o fundamento mítico da compreensão humana sempre já verificado em todos os povos.
            Trazendo em consideração a palavra de Hölderlin, em seu Hipérion, de que a religião é o amor à Beleza, estimamos que seja precisamente um tal amor a fonte originária do Dizer do Mito, ou o que é o mesmo, da relação possível do homem com o Divino. O Mito Grego é a Palavra poético-essencial da linguagem acerca da Beleza. Um dizer poético essencial é sempre um proferimento do Sagrado – do fundo oculto de possibilidade de toda ocorrência doada – ; suas narrativas são as primícias do saber e da história oferecidas aos Deuses para o seu próprio deleite, e repetidas ao homem para a orientação do seu existir no inefável de sua estadia neste entre de Céu e Terra.
E, se Heidegger nos ensina corretamente a ler Hölderlin, um dizer do Sagrado é, em princípio, um proferir instituidor do Ser, portanto da verdade das condições de possibilidades últimas das determinações existenciais do Ser do homem e das determinações categoriais do Ser de tudo que se lhe apresenta enquanto real.

O pensamento Grego teve seu começo no espanto experimentado frente ao real e ao Todo de sua emergência, ao Mundo – à magnitude de sua força e ao seu perigo. Diante desta magnitude apreendida, o homem Grego se viu de imediato desabrigado, disposto pela angústia e o medo; urgia albergar-se no interior do seu próprio âmbito de desabrigo. Se considerarmos o dizer de Sócrates, acerca do motivo impulsionador do seu filosofar, ou se considerarmos o parecer de Sófocles acerca do caráter espantoso da condição humana, poetado em sua Antígona, compreendemos que este espanto, que acometeu o Grego antes que a qualquer outro povo e que lhe acarretou o sentimento de desabrigo, foi o que orientou o seu existir em vista da Beleza. Em seu sentido existencial, a Beleza é a harmonia (concórdia de diferenças) e a placidez (serenidade) do Ser, doadas exclusivamente à sustentação do pensamento frente à magnitude da força e do perigo do fundo escuro sempre emergente do luminoso real. Na  verdade do seu princípio, a Beleza experimentada na perspectiva do Grego é a possibilidade originária da experiência humana da liberdade, tanto frente à condição restritiva do seu existir junto ao imensurável do real doado pelo Ser, quanto frente aos conseqüentes limites impostos pela legalidade civil oriunda do intento humano de organizar sua relação comunitária com o Mundo. – Nestes termos, a Beleza constituiu o ético no homem Grego. Daí que a tragédia Grega seja a manifestação poética a mais bela do Mito por ser a mais contundente sustentação do pensamento concorde ao inefável do Ser.



Assim, pois, quando pensamos em harmonia por respeito à beleza Grega, não podemos incorrer no erro de pensar uma mera convergência externa de formas bem traçadas, de palavras bem metrificadas, bem ritmadas, de melodias repousadas sobre escalas bem articuladas em ritmos precisos. Uma tal harmonia externa já esta fundada numa harmonia essencial, a qual antecede a toda bela forma, enquanto sua condição de possibilidade.
Esta harmonia essencial na qual a Beleza repousa em seu fundamento ele mesmo, faria manifestar o seu caráter próprio, em nossa língua portuguesa, nas palavras pudor e procedência – com estas palavras estaríamos traduzindo de maneira muito aproximada duas palavras primordiais da poética e da filosofia Gregas: Aιδώς [Aidós]  Aρετή [Areté], esta última traduzida para o latim já com uma conotação por demais antropológica pela palavra Virtus (Virtude)[i]. É-nos então necessário perguntar em que sentido podemos pensar o pudor e a procedência enquanto manifestações do caráter próprio de uma harmonia essencial, isto é, do fundamento da Beleza. Uma tal perspectiva só se deixa compreender quando observamos o caráter bipatente que distingue o Mito no interior da existência e do pensamento Gregos.


Iniciamos este ensaio afirmando que o Mito constitui o princípio da compreensão do povo Grego acerca do seu existir e do seu mundo circunscrito, e que este povo recebeu do próprio Mito a tarefa de poetar, ou seja, de legar à posteridade o fundamento mítico da compreensão humana. Se nós dizemos que o Mito se constitui em um princípio de compreensão e é ao mesmo tempo o interpelador solicitante de uma tarefa humana, com isto já dissemos então que o Mito redobra-se tanto na Palavra deste Povo quanto no seu Ser. Para dizê-lo em termos rigorosamente gregos, o Mito dá-se enquanto Φύσις [fysis] (irrupção) e λόγος [lógos] (Palavra). A relação essencial obtida desse duplo caráter do Ser concebido pelo pensamento Grego se entabula enquanto Verdade.



Verdade, o Grego compreendeu sob o signo da palavra aλήθεια (alétheia). Esta palavra se faz designar enquanto o Dizer primordial de uma ocorrência de clareira – esta aqui um fenômeno de descerramento pró-cedido e sustentado no interior de uma cerração originária. A relação entretida entre clareira e cerração é uma relação encetada entre o pensamento e o Ser. De modo muito breve, cabe-nos esclarecer aqui que, do ponto de vista que orienta a nossa compreensão desta questão (a filosofia de Martin Heidegger), o Ser se determina enquanto uma doação originária de possibilidade de todo real e do existir humano, portanto, enquanto condição de possibilidade da emergência daquele e do desdobramento deste, sempre já em um mundo circunscrito; por sua vez,  o pensamento é determinado enquanto a forma da possibilidade e o âmbito de sentido para a presença deste real por respeito ao existir humano, forma e âmbito concedidos pelo próprio Ser enquanto Mundo. Esta forma da possibilidade e este âmbito do real enquanto o qual se determina o pensamento são o binômio que constitui o fenômeno da linguagem. O pensamento tem sua origem na linguagem, porque é possibilitado no interior desta forma de manifestação própria do Ser. Eis porque Heidegger afirma que a linguagem é a morada do Ser e o homem o pastor do Ser habitante em sua morada – apenas a partir de uma perspectiva que compreenda o pensamento constituído na forma do seu próprio meio de proveniência, é possível perceber de fato e afirmar que ele se estruture enquanto linguagem, porque só assim é possível destituí-lo da função imprópria de sujeito da linguagem.
Visto isto, podemos compreender melhor o sentido primordial da Verdade para o Grego: verdade é a apresentação de todo o real – desde o seio de uma cerração originária – numa clareira, ou seja: num Dizer próprio à sua manifestação. Só há verdade onde o Ser se doa enquanto irrupção (Φύσις) e Palavra (λόγος ), sendo esta uma forma e um âmbito possível para aquela.
 Heidegger nos ensina a fazer o percurso pelo pensamento Grego através da sua perspectiva da verdade e da ralação primordial desta com o Mito. O filósofo afirma textualmente, em sua obra Parmênides: “A essência do μΰθος [mithos] é a mesma da ’aλήθεια (..). Mito é isto que destranca, descerra, deixa ver, a saber, o que se mostra em tudo por antecipação enquanto o presente em toda “presença”. Somente onde a essência da palavra se funda na ’aλήθεια, portanto com os Gregos, e só aí; somente onde a palavra, assim fundada, enquanto lenda primorosa suporta toda poesia e todo pensamento, portanto com os Gregos, e só aí; somente onde a poesia e o pensamento fundam a referência primordial com o que é cerrado, portanto só com os Gregos; só aí se dá isto que o nome grego μΰθος sustenta, o Mito” (p. 89, edição citada na nota de fim de texto).
Este redobramento essencial do Ser em Palavra, assumido pela existência Grega, redobramento, donde emerge a verdade (a clareira) como fundamento da poesia e do pensamento e que manifesta a estes enquanto fundo da relação essencial do descerramento com a cerração, com o âmbito inexaurível de possibilidade de toda a verdade, é o que propriamente concede significado à ocorrência do Mito enquanto fundamento essencial da palavra do Ser. No mesmo trecho da obra acima citada, Heidegger esclarece que a Noite, e o Deus Urano, tomado como a luz do dia, são os Mitos mais primitivos da poesia Grega, precisamente porque estas duas Divindades trazem no seu próprio Ser o sentido da cerração (Caos) e da clareira (distinção) originárias enquanto princípio (fundamento) de todo começo. Ambos os Mitos fundam, assim, o Dizer eminente da condição de possibilidade do Todo, isto é, o Dizer necessariamente prioritário, porque o Dizer que profere o princípio de emergência de tudo a partir da essência da cerração e do descerramento. Pois, diz o filósofo, “só o que é dito deste modo é o que é para ser primordialmente dito. É a lenda propriamente, a palavra primordial. “Mΰθος é a palavra grega que soa para designar a palavra na qual se diz o que é para ser dito de antemão”.

Feito este esclarecimento necessário, agora já nos é possível intuir o lugar essencial que ocupa tanto o pudor quanto a procedência na manifestação da harmonia essencial na qual a Beleza repousa em seu fundamento. Se a poesia e o pensamento constituem o fundo da relação essencial com a cerração, e se este fundo doa a verdade (a clareira) enquanto fundamento para toda palavra essencial, se é essa relação poético-pensante que dá significação ao que se nomeia Mito, isto só pode querer significar que a palavra primordial, a palavra que diz o que é para ser dito antes de tudo o mais, só pode ser um proferimento do próprio Mistério cerrado no Ser. Mas se a palavra é uma dobra do Ser e, por conseguinte, o Mito é Ser e palavra, então o Mito é o dar-se (Ser) do Mistério e o Dizer (λόγος ) do Mistério. – Isto dista muito de uma visão ingênua e supersticiosa do Mito, e dista ainda mais de uma visão depreciativa, que o suponha apenas como a expressão inculta de um do pensamento especulativo quando ainda pouco evoluído.


Mas que Mistério constitui o Mito e o que é o seu Dizer do Mistério? O Mistério que constitui o Mito é o que primordialmente se diz enquanto aquilo que propriamente ele é. Já o dissemos acima: é a originariamente a Noite, a Luz celeste, mas é também a Morte, a Justiça, o Pudor, a Verdade, a Terra, o Mar, a Flora, e ainda a Luta, a Serenidade, a Transformação contínua e o Curso do Mesmo, o Desejo, a Alegria, a Coragem, a Beleza, o Amor – todas as formas Divinas do Ser diferenciando-se em si mesmo, as quais o Grego configurou nas imagens esplêndidas dos seus Deuses; o Dizer do Mito é precisamente o dizer do Mistério encerrado nestas ocorrências sagradas vindas à palavra. Como Heidegger ensina, não são a Noite, a Morte e todas as ocorrências míticas interiores à verdade apenas imagens empregadas no dizer da poesia; antes as imagens, as alegorias configuradas em toda a arte Grega, ouvidas na sua poética, visualizadas nas suas danças, detidas em suas esculturas, subjacentes às determinações práticas de sua arquitetura, regentes da configuração e da espacialização de seus edifícios, tais imagens são o modo próprio de dizer e de configurar aquilo que só permite manifestar o seu Ser em imagens, como modo de resguardar-se a si mesmo nestas imagens.

O Dizer do Mito não é jamais um dizer devassador, porque ele é um dizer procedente do próprio Mistério – atido à sua procedência seu proferimento é regido pelo pudor. Na clareira, na verdade primordial, do Mito, o Ser se apresenta preservado e a Palavra profere pela fala e pelas obras do pensamento, a sua própria nobreza. Desdobrado neste âmbito eminente de apresentação, o pensamento dá testemunho de sua alta linhagem. Regido pelo pudor e pela procedência, o pensamento é harmonia... é o próprio campo cultivado para o repouso da Beleza... é o templo reconfortante para a Religião... é a livre amplidão para a Liberdade.



[i] Esta nota importa prioritariamente aos estudiosos da filosofia de Heidegger interessados na problemática concernente à tradução dos seus conceitos. Ela não é imprescindível para a compreensão do texto acima pelo leitor leigo desta filosofia, mas talvez o seja para o leitor nela iniciado. No ensaio Parmênides, no § 5, Heidegger procura esclarecer o vínculo entretido entre as palavras gregas Aιδώς e Aρετή. A palavra grega Aιδώς se deixa traduzir na língua alemã pela palavra Scheu, que em português pode ser bem traduzida por pudor, no sentido preciso de um temor reverente. Já a palavra  Aρετá (ή), o filósofo a traduz com  a palavra alemã Entschlossenheit, a qual eu traduzo por procedência, recorrendo o próprio étimo da palavra alemã (ent: des, pro; schliessen: fechar; geschlossen fechado; Ent-schlossenheit: de-liberação, pró-cedência). Ao esclarecer o teor semântico da palavra grega, Heidegger esclarece que Aρετή tem a mesma raiz que a palavra ’αρτύω (ártyo). Esta última, da qual descende a palavra do latim ars (arte) com a qual se traduziu a palavra grega τέχνη (tekné), significa preparar. A palavra portuguesa procedência, que pretende significar a proveniência e sua forma conseqüente enquanto conduta própria, se faz compor do prefixo pro, que como prefixo indica anterioridade e adiantamento, que como advérbio se põe para designar um favorecimento prévio, e do radical ceder, que significa conceder, permitir, possibilitar, deixar, cessar, desistir. Por mais que os aspectos significativos dos radicais da palavra alemã e portuguesa pareçam contrários, um se faz significar como fechamento e o outro como cessão, ainda assim ambas as palavras apresentam o mesmo fundamento ontológico. Encontramos nos dicionários a tradução da palavra alemã que Heidegger optou para traduzir a palavra grega ’aρετή, através das palavras firmeza, determinação, resolução, deliberação. Todos estes termos empregados, se destituídos de qualquer carga indicativa de subjetividade e vontade, podem apenas significar o preparo e, no sentido propriamente existencial deste, a procedência – o procedimento próprio, isto é, apropriado ao seu fundamento e por ele mesmo. Preparar quer dizer facultar, habilitar, firmar, aprontar, pró-ceder. Por sua vez, o estado de resoluto, determinado, decidido, deliberado é o estado do que se encontra pronto, preparado – procedido. Procedente é a conduta própria do pensamento quando apropriado ao seu fundamento, isto, é, afixado à clareira do Ser..Em seu Diálogo Para a Discussão da Serenidade, Heidegger propõe: “Dever-se-ia então pensar a palavra “procedência”, como ela é pensada, por exemplo, em Ser e Tempo: enquanto o assumido abrir-se próprio do Dasein [o Ser do homem] para o aberto... (...) enquanto o qual nós pensamos a livre amplidão” (Zur Erörterung der GelassenheitAus einem Feldweggespräch über das Denken, p. 59 seg – in Verlag Günther Neske, Pfullingen, 1959. Sechste Auflag, 1979). A firmeza é, para Heidegger, a de-liberação, isto é, a concessão de abrimento em prol da sustentação do aberto (do concessivo). Enquanto pró-cedência ela é o sentido essencial da nobreza e da generosidade do pensamento como pura e simples atinência à sua própria linhagem. Em seu ensaio Parmênides, Heidegger usa juntamente com o substantivo Enschlossenheit e o adjetivo entschlossen,  o adjetivo entschieden, que é traduzido na linguagem corrente do mesmo modo que o primeiro adjetivo, como firme, resoluto, etc; considerado desde uma perspectiva ontológica compreende-se que ele se compõe para significar originariamente o estado de afixado, unido (não podemos esquecer que toda resolução, decisão, deliberação já é sempre uma conduta de adesão a.. ou, o que é o mesmo, de sustentação de abrimento para....). Vejamos: scheiden significa partir, separar; ent-scheiden deve poder significar: a-fixar, na medida em que o prefixo ent está sendo empregado na significação alemã com a conotação do prefixo latino de e, precisamente,  no sentido em que este se emprega negando o significado do radical. No ensaio em questão, o filósofo estabelece: “Em tal ’aρετá, pró-cedência, o homem está a-fixado, em sentido literal, ao Ser do ente, afixado, isto é, não apartado”. (Parmênides, p.111. – in Vittorio Klostermann, Frankfurt am Main, 1982)..



Francisca Rutgliano é professora de filosofia doutorada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

0 comentários :

Postar um comentário

 

.newsletter

Cadastre-se e receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail:

.arquivos

.facebook

.sobre

Criada com o desejo de debater temas únicos com olhares de várias perspectivas, artísticas – ou não (como diria Caê); a Revista Rapadura nasce para fomentar, no espaço livre e caótico da internet, o diálogo, a reflexão e o prazer através de matérias aglutinadas por sua natureza colaborativa.

Uma revista feita por pessoas de diferentes ideias, idades, idiossincrasias, lugares, opiniões, paladares.
Lembre-se: é doce, mas não é mole não.

.
.