A RapaDura conversou com Paulo Amarante, um dos organizadores do projeto Loucos pela Diversidade e importante nome no movimento de reforma psiquiátrica no Brasil. Abordamos a situação das instituições psiquiátricas, a forma como o Estado trata a questão e o conceito de alienação entre outros temas. Confiram:
Primeira parte: Formação, Contra o “Sistema”, Loucura – clinicamente falando, Conceito de Alienação
Segunda parte: Como o Estado trata a questão, Interações, Reforma manicomial
Terceira parte: Seu Moisés, A cultura cura a loucura?, O MINC como ministério das artes “nobres”, Loucos pela Diversidade
Quarta parte: Relação com a psiquiatria tradicional, Nise da Silveira, Ontem – hoje e amanhã, O SUS e o mercado da saúde.
Para saber mais sobre o projeto Loucos pela Diversidade acesse o site do MinC.
Entrevista realizada por
Emílio Domingos e Christian Fischgold
Edição
Leonardo Miranda e Christian Fischgold
Entrevista realizada por
Emílio Domingos e Christian Fischgold
Edição
Leonardo Miranda e Christian Fischgold
Paulo Amarante, é psiquiatra, doutor em saúde pública, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), ambas no Rio de Janeiro.
Olá, gostei de ter encontrado vocês. Edito a revista O CUIDADOR www.ocuidador.com.br e estamos com um abaixo-assinado para a Presidente Dilma Rousseff. A Carta no portal retrata a realidade dos cuidadores no Brasil. Gostaria de ter o contato do entrevistado, se puder colaborar com nosso projeto de Cuidar Quem Cuida para cuidar melhor. Estamos desde 2000 nesta luta, desde que editamos Como controlar os lobos? proteção para nossos filhos com problemas mentais.
ResponderExcluirSolicito que façam contato, nossos dados estão todos no portal. Basta escrever no Google "O CUIDADOR", o primeiro link é nosso. Vamos nos apoiar porque a luta é de todos nós: familiares, amigos, todos!
Parabéns. Vou ler estas páginas com mais calma. Entrei no twittter.
@marilice costi - editora-chefe da revista O CUIDADOR Olá! Nós iremos repassar seu interesse ao Paulo, peço que formalize o seu pedido pelo nosso e-mail de contato (revistarapadura@gmail.com) para que possamos respondê-la adequadamente.
ResponderExcluirAbraço.
É com muito orgulho que fazemos parte da turma de Saúde mental e atenção psicossocial na FIOCRUZ, onde Paulo Amarante, esse monstro sagrado da Reforma Psiquiátrico é o nosso mestre. Belíssima entrevista, só não digo que essa revista está o máximo porque eu acredito em superação... mas tá boa demais!!!! Adoro esse poder de desconstruir valores e contruir opções..... Parabéns ao meu mestre e à produção da revista... Denise Castelo
ResponderExcluir